Emoções e Ciência por Samira Turconi

Bioquímica, secretária da Associação Médico-Espírita (AME) da Serra gaúcha. Conferencista nacional e internacional, aborda temas da atualidade à luz da ciência e da espiritualidade.

Editoria
Emoções e Ciência

Articulistas: Emoções e Ciência por Samira Turconi

Para ter uma saúde completa é necessário conectar corpo e mente

(divulgação)

A conexão corpo-mente (espírito) se refere à interação de pensamentos, emoções e capacidade física. É uma abordagem da saúde que vai além da biologia pura na identificação e tratamento de doenças e enfermidades.

A medicina moderna ocidental esteve, por muito tempo, preocupada com as causas biológicas das doenças. O foco estava em patógenos e mutações, e o desvio resultante da função normal. O tratamento foi também focado na eliminação de agentes patogênicos por meio cirúrgico ou químico. Hoje, um número crescente de médicos que praticam a medicina ocidental está começando a reconhecer e aplicar o imenso poder da mente para criar um estado de bem-estar no corpo.

Há uma consciência crescente do papel mental que o paciente desempenha na cura; e as causas da doença são agora quase universalmente atribuídas, em grande parte, ao estresse emocional. A mente influencia o corpo, e o corpo influencia a mente.

A psiconeuroimunologia é uma nova ciência que estuda a relação entre pensamento, emoções, comportamento e o sistema imunológico do homem. Neurocientistas provam que pensamentos repetitivos são capazes de alterar a química cerebral e que isso afeta o corpo humano, de forma positiva ou negativa. Existe, portanto, no cérebro, uma verdadeira cascata de substâncias químicas que fluem por toda parte, transportadas pelos chamados neurotransmissores e neuropeptídeos, os quais se encontram tanto no cérebro como no próprio sistema imunológico, são os chamados “transportadores” da inteligência da mente para todo o corpo.

A neurocientista Candance Pert descobriu, sob o microscópio, que os sentimentos são na realidade elementos químicos que podem ajudar ou machucar. Os neuropeptídeos são mensageiros biológicos que o cérebro libera e envia pelo corpo todo, acolhidos por receptores localizados nas células de todos os tecidos, órgãos e partes do corpo. Isso significa que o seu eu físico registra constantemente cada palavra em que você acredita, pensa ou que pronuncia.

Cuidar apenas do corpo ou apenas da mente pode desencadear uma série de problemas físicos e mentais. Para ter uma saúde completa é necessário ter uma conexão entre corpo e mente, um estimulando o outro de maneira positiva a progredir e alcançar todos os seus objetivos. Em outras palavras, é essencial ter equilíbrio para encontrar a cura para dores e doenças.

Pense nisso!

comentários

  • Izelda.123456az@gmail.com

    Parabéns Samira .Maravilhosa mensagem e verdadeira.

  • Monica Ferrari

    Adorei,acho que poderia receber todos os dias,estas,pílulas de sabedorias,apenas para lembrar o quanto nos podemos e devemos controlar nosso corpo e nossa mente.e Depois de tudo se tornar um livro.

  • Veraregina schuler

    hotmailc. Como e bom sabermos mais sobre a nossa existencia e principalmente como administrar com todos ensinamemtos que nos passam.Obrigado Samira pela materia esclarecedora.

notícias relacionadas

15/04/2018 De Cor & Salto Alto Negligência social e ambiental como insight criativo
A marca de vestuário gaúcha Doralice, dos empresários Eduardo Bavaresco e Eluíza Thomas, conectada…
02/04/2018 Pense Leve Eu estou sempre com fome!
Você se identificou com esse título? E também é aquela pessoa que costuma…
02/04/2018 De Cor & Salto Alto Preview do Inverno 2018 do shopping Golden Center
O Golden Center Shopping Atacadista, um dos maiores shoppings de atacado da região sul do Brasil, localizado…
02/04/2018 Eventos Imersão enogastronômica pelo Novo Mundo
Nesta sexta-feira, dia 6 de abril, a partir das 20h, a Boccati realiza mais um de seus Circuitos Enogastronômicos,…