Mentoria por Carolina Maino

Empresária e Coach. Mentoria sobre alta performance em desenvolvimento pessoal e organizacional.

Editoria
Mentoria

Articulistas: Mentoria por Carolina Maino

Discipline-se para ter foco

(divulgação)

Hoje vamos falar sobre foco. Quantas vezes você já se deparou em uma situação que te deixou paralisado? Chegou o final de ano e com ele muitas tarefas e agendas a serem cumpridas: trabalho, prazos, estudo, família, reuniões sociais... e quando você vê ocasiona um bloqueio enorme.

Eu já tive um bloqueio e, por conta disso, acionei a maneira mais fácil de resolver esse problema no meu ponto de vista: ter foco.  A primeira coisa para ter foco é fazer uma lista das principais atividades que você precisa realizar nesse dia ou nos próximos. Depois que fizer essa lista, olhe para cada atividade e veja quantas horas ou tempo vai precisar para realizar cada uma delas. Em seguida, o próximo passo é verificar o seguinte: entre essas atividades, qual é a ordem de prioridade que irá dar, quando irá fazer e em que ordem que você irá fazer, para ser mais funcional.

Veja se começará pela primeira ou pela última e organize dentro da sua agenda qual é o horário destinado para cada atividade. Uma questão importante é verificar os recursos que você precisa para realizar cada tarefa. No meu caso, tinha que estudar para uma prova, então calculei que iria precisar de 6h para me preparar, pois tinha muito conteúdo. Acontece que 6h seguidas é muito cansativo, então, dividi isso em dois dias com 3h cada período.

Analisar cada atividade e as condições que você precisa para executar vai otimizar muito o teu tempo! Não adianta só colocar o que tem que fazer, é assim que muitas vezes perde-se o foco, pois não conseguimos processar a maneira que será executada cada atividade. Por isso, planejar e saber o que fazer vai muito além de só colocar no papel.

Você precisa pensar como irá realizar as tarefas, quais recursos precisam e quais são os horários disponíveis que você têm para realizar. Deve-se levar em conta que nesse dia você pode estar cansado, com sono, indisposto, além de outros fatores importantes de se observar. Se não pensamos nisso, acabamos não executando a tarefa.

Ter foco vai muito mais além de saber o que fazer e sim saber como executar. E principalmente, a dica mais valiosa para ter foco é saber dizer não para tudo que aparecer na frente que não venha ao encontro à execução daquela tarefa.

Então, quando você tem um objetivo e já souber como realizá-lo, sempre irão aparecer mais três ou quatro opções diferentes que você gostaria de estar fazendo ao invés de começar. Vai dar vontade de comer, assistir um filme, de passear, de dormir, vontade de fazer até tarefas domésticas, tudo para desfocar do objetivo. E se você fizer qualquer uma dessas coisas, não irá executar a tarefa principal. Então, a super dica é: saiba dizer não para todas essas outras coisas que aparecerem. Foque sua atenção na tarefa e, até não terminar, não interrompa por nada!

comentários

    Seja o primeiro a comentar!

notícias relacionadas

15/04/2018 De Cor & Salto Alto Negligência social e ambiental como insight criativo
A marca de vestuário gaúcha Doralice, dos empresários Eduardo Bavaresco e Eluíza Thomas, conectada…
02/04/2018 Pense Leve Eu estou sempre com fome!
Você se identificou com esse título? E também é aquela pessoa que costuma…
02/04/2018 De Cor & Salto Alto Preview do Inverno 2018 do shopping Golden Center
O Golden Center Shopping Atacadista, um dos maiores shoppings de atacado da região sul do Brasil, localizado…
02/04/2018 Eventos Imersão enogastronômica pelo Novo Mundo
Nesta sexta-feira, dia 6 de abril, a partir das 20h, a Boccati realiza mais um de seus Circuitos Enogastronômicos,…