Questão de Ordem por Michel Sonda

Os bastidores da política nacional, estadual e municipal - sem medo da verdade. Contato: sonda.michel@gmail.com.

Editoria
Questão de Ordem

Articulistas: Questão de Ordem por Michel Sonda

Coluna #3

Áudios vazados derrubam secretária do Esporte e Lazer - Na última sexta-feira (14/07), áudios vazados em grupos de whatsapp derrubaram a secretária de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Macia Rohr da Cruz. No material divulgado, ela usou termos pejorativos como "imundícia", referindo-se ao Fiesporte e à classe dos esportistas da cidade. Além disso, mencionou que falaria ao prefeito Daniel Guerra (PRB) para cancelar este importante projeto, tendo em vista que já foi cancelada a Festa da Uva e que, a partir de então, essas pessoas ligadas ao esporte fossem procurar emprego.

Durante o dia, a imprensa local e as redes sociais bombardearam as declarações infelizes da secretária, levando-a, ao final do dia, entregar a sua carta de renúncia do cargo ao chefe do Executivo, que de imediato aceitou o pedido e procedeu sua exoneração.

No meio do esporte e entre os servidores da secretaria, a demissão da secretária foi motivo de comemorações, afinal, a forma grosseira com que tratava as pessoas e o despreparo no exercício da função já eram conhecidos desde o início da administração do atual prefeito.

Em tempo: Nos bastidores, comenta-se que o próximo secretário do Esporte e Lazer será Jorge Salomão.

 

Áudio debochado - Há poucos dias, áudios vazados de um grupo de cargos de confiança (CCs) da prefeitura de Farroupilha colocou o prefeito Claiton Gonçalves (PDT) em apuros. Na conversa divulgada, mencionava, em tom de deboche, que a vereadora da cidade, Eleonora Broilo (PMDB), e a ex-vereadora Tetella (PMDB) teriam marcado uma audiência com o governo do Estado, a fim de buscar recursos para a compra de absorventes e quanto ao deputado estadual Álvaro Boéssio (PMDB), o prefeito sugeriu a compra de fraldão. Durante o áudio, entende-se que o assunto em pauta seria, ou deveria ser, em relação às dificuldades financeiras do Hospital São Carlos.

 

"Emenda Lula" na Reforma Eleitoral - O relator da reforma política na comissão especial da Câmara dos Deputados, deputado Vicente Cândido (PT/SP), incluiu em seu parecer um artigo para impedir que candidatos sejam presos até oito meses antes das eleições. Se aceita, a regra já valeria para as eleições de 2018.

A proposta do deputado altera o artigo 236 do Código Eleitoral, numa atitude clara para possibilitar de candidatura do ex-presidente Lula (PT) nas próximas eleições, mesmo após o Tribunal Federal da 4ª região, manter, se for o caso, sua condenação de nove anos e seis meses de prisão e a perda dos direitos políticos por 19 anos, conforme sentença proferida pelo Juíz Sérgio Moro, na semana passada, envolvendo corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Vale lembrar que tal medida não beneficiaria apenas o ex-presidente, mas sim, todos aqueles que porventura vierem a ter condenações em segunda instância, e desejarem disputar as eleições de 2018, alterando, assim, de forma esdrúxula, a famosa "Lei da Ficha Limpa", em vigor no país desde 2010.

 

Novas mudanças na administração municipal - Nestes primeiros seis meses da administração do prefeito Daniel Guerra (PRB), mudanças no secretariado e cargos de assessoramento parecem ser uma prática comum, pois a dificuldade que os subordinados enfrentam para tomar suas decisões e a falta de diálogo com o chefe, parecem ser determinantes na adoção deste tipo de postura. A Secretaria da Saúde já está na 3ª titular, sem contar as subprefeituras, uma vez que o coordenador distrital e os subprefeitos dos distritos de Fazenda Souza e Criúva foram demitidos. Nos bastidores, comenta-se que nos próximos dias teremos a demissão de mais um(a) subprefeito(a).

 

Uber x Taxistas - A relação conflituosa entre essas duas classes promete esquentar nos próximos dias, tendo em vista a discussão e a votação do Projeto de Lei nº 50/2017, que visa regulamentar o serviço de transporte individual de passageiros por meio de aplicativos. Na semana passada, mais de 200 taxistas estiveram presentes na Câmara de Vereadores, a fim de pressionar e entregar sugestões de emendas aos vereadores sobre o referido projeto.

Inúmeras emendas deverão ser protocoladas, incluindo a necessidade de padronização dos veículos, como ocorre com o serviço de táxi no munícipio de Caxias do Sul, além da implementação de taxas e tarifas. 

Em tempo: Esperamos que as emendas e demais discussões sobre o tema não inviabilizem este serviço, que desde dezembro do ano passado está à disposição da comunidade, com tarifas menores e avaliações positivas por parte dos usuários.

 

Vereador Rafael Bueno se destaca na oposição -  Em todas as suas manifestações da tribuna e nos apartes dos demais colegas, o vereador Rafael Bueno (PDT) busca fazer o contraponto à administração do prefeito Daniel Guerra (PRB), com dados, fotos, declarações, recortes de jornais e, principalmente, com as falas do atual prefeito, que enquanto vereador da Casa, exercia uma oposição raivosa e destrutiva contra a gestão passada. Na política, mais do que nunca, devemos saber que a palavra dita poderá ser constantemente usada para mostrar o quanto muito se falou e o pouco que se está fazendo.

 

Antonio Feldmann em Caxias - No próximo mês, o ex-vice-prefeito de Caxias do Sul e atual assessor do Ministério do Desenvolvimento Agrário Antonio Feldmann (PMDB), estará em Caxias do Sul. Além de rever os amigos, ele manterá reuniões com lideranças políticas locais sobre a possibilidade de concorrer à deputado federal nas eleições de 2018.

comentários

    Seja o primeiro a comentar!

notícias relacionadas

15/04/2018 De Cor & Salto Alto Negligência social e ambiental como insight criativo
A marca de vestuário gaúcha Doralice, dos empresários Eduardo Bavaresco e Eluíza Thomas, conectada…
02/04/2018 Pense Leve Eu estou sempre com fome!
Você se identificou com esse título? E também é aquela pessoa que costuma…
02/04/2018 De Cor & Salto Alto Preview do Inverno 2018 do shopping Golden Center
O Golden Center Shopping Atacadista, um dos maiores shoppings de atacado da região sul do Brasil, localizado…
02/04/2018 Eventos Imersão enogastronômica pelo Novo Mundo
Nesta sexta-feira, dia 6 de abril, a partir das 20h, a Boccati realiza mais um de seus Circuitos Enogastronômicos,…