Questão de Ordem por Michel Sonda

Os bastidores da política nacional, estadual e municipal - sem medo da verdade. Contato: sonda.michel@gmail.com.

Editoria
Questão de Ordem

Articulistas: Questão de Ordem por Michel Sonda

Coluna #2

Lula, Fiesporte, RPs, filiações...

Lula Condenado - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado há 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo o juiz Sérgio Moro, o ex-presidente recebeu mais de R$ 2 milhões em propina da OAS, no triplex do Guarujá. Com a sentença, caso seja confirmada em segunda instância, os planos de Lula em voltar a disputar as eleições presidências de 2018 ficam prejudicados, pois em caso de condenação se tornará ficha suja e perderá os seus direitos políticos por 19 anos, conforme informou na sentença de 238 páginas o juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações no âmbito da operação Lava Jato. O julgamento em segunda instância deverá ocorrer até março de 2018, conforme alguns especialistas em Direito, tendo por base os demais julgamentos proferidos pelo TRF 4ª região, localizado em Porto Alegre/RS.

 

Fiesporte x Daniel Guerra - Sabemos que em todas as áreas da administração municipal há falta de diálogo e respostas concretas, mas em relação ao Fiesporte, as trocas de acusações e o amadorismo da secretária Marcia Rohr da Cruz e do prefeito Daniel Guerra (PRB) em tratar da questão têm inviabilizado qualquer tentativa de aproximação e solução deste problema, que se arrasta desde o início do governo, junto aos coordenadores e às instituições beneficiadas com o Fiesporte 2017. Em tempo: A desculpa de que os R$ 64 milhões bloqueados do Caso Magnabosco estariam inviabilizando o repasse de recursos já não cola mais, pois o mesmo foi liberado há poucos dias pelo Tribunal de Justiça.

 

Fogo Cruzado - Os deputados federais de Caxias do Sul, Assis Mello (PCdoB), Mauro Pereira (PMDB) e Pepe Vargas (PT), estão passando por momentos distintos nas redes sociais, mas todos são alvo de muitas críticas por parte de seus seguidores. Enquanto Mauro Pereira é cobrado pelas suas posições em favor do presidente Michel Temer (PMDB), Assis Melo e Pepe Vargas saem em defesa dos ex-presidentes Lula (PT) e Dilma (PT) e não são poupados pelos internautas. 

No ano que vem, certamente, essas posturas serão cobradas pelos seus eleitores e as chances de reeleição ficam cada vez mais distantes, mesmo porque, Assis Melo e Mauro Pereira estão desempenhando seus mandatos na condição de suplente, tendo em vista que os titulares estão ocupando funções junto ao governo estadual e federal.

 

Daniel Guerra e os RPs - Na última segunda-feira (10/07), o prefeito de Caxias do Sul Daniel Guerra (PRB) fez uma apresentação sobre os seus seis primeiros meses de governo à frente do Poder Executivo. Obviamente, as críticas à administração passada foram o mote de toda a sua apresentação, esquecendo, inclusive, que as eleições municipais terminaram em outubro de 2016 e está mais do que na hora de mostrar trabalho e realizar todas as promessas mirabolantes que foram proferidas durante a campanha eleitoral.

Entre tantas situações e falas desconexas em sua explanação, o prefeito saiu com esta pérola diante dos presentes: "O prefeito não é um RP. O prefeito é alguém que administra uma cidade inteira e o seu tempo tem que ser focado para isso e não ficar tomando café e chá o dia inteiro, para receber um e outro, num sai e entra da sala, como se fosse um departamento de Relações Públicas" (confira aqui o vídeo com a fala). 

Talvez o que esteja faltando, de fato, ao prefeito seriam algumas aulas de Relações Públicas, pois a falta de tato em lidar com as pessoas e com as crises de seu governo, facilmente poderiam ser resolvidas com apenas uma aula de "Relações Institucionais", oferecidas no 1º semestre do curso.

 

Vice-Prefeito protocola ações no Ministério Público - O vice-prefeito de Caxias do Sul, Ricardo Fabris (sem partido), protocolou ao longo desta semana duas ações contra membros da administração municipal, invocando ato de improbidade administrativa contra a secretária de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi, o procurador-geral do município, Leonardo da Rocha de Souza e o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Francisco Mallmann, por desrespeitar a abertura de processos de sindicância e pedidos de informações encaminhados ao mesmo pelo gabinete do vice-prefeito.

Segundo Fabris, vários memorandos, ofícios e e-mails foram protocolados e nenhum obteve resposta, o que acarretou na adoção desta medida junto ao Ministério Público para investigação dos fatos relatados. Em tempo: Ricardo Fabris teria sido convidado a ingressar no Partido Social Democrático (PSD), em recente visita à Brasília na semana passada, pelo senador Lasier Martins (PSD/RS).

 

Solidariedade faz ato de filiações em Caxias do Sul - Nesta terça-feira (11/07), o Solidariedade promoveu um ato de filiações partidárias, no Anfiteatro da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e contou com a presença do presidente estadual da sigla, vereador da capital Claudio Janta (SD) e do vereador Neri O Carteiro (SD). Durante o evento, chamou a atenção a filiação de pelo menos três ex-candidatos a vereador nas últimas eleições pelo PSD, sendo eles, Michel Pilonetto, Venceslau Pozzobom e Itacir Pegoraro. Nos bastidores, comenta-se que houve um desentendimento com o vereador Kiko Girardi (PSD), e por este motivo, teriam migrado para a nova sigla.

comentários

  • Geni Ferreira

    O prefeito precisa urgente de um bom RP. Que consiga melhorar essa imagem terrivel que ele tem perante a Opinião Pública.

notícias relacionadas

15/04/2018 De Cor & Salto Alto Negligência social e ambiental como insight criativo
A marca de vestuário gaúcha Doralice, dos empresários Eduardo Bavaresco e Eluíza Thomas, conectada…
02/04/2018 Pense Leve Eu estou sempre com fome!
Você se identificou com esse título? E também é aquela pessoa que costuma…
02/04/2018 De Cor & Salto Alto Preview do Inverno 2018 do shopping Golden Center
O Golden Center Shopping Atacadista, um dos maiores shoppings de atacado da região sul do Brasil, localizado…
02/04/2018 Eventos Imersão enogastronômica pelo Novo Mundo
Nesta sexta-feira, dia 6 de abril, a partir das 20h, a Boccati realiza mais um de seus Circuitos Enogastronômicos,…