Questão de Ordem por Michel Sonda

Os bastidores da política nacional, estadual e municipal - sem medo da verdade. Contato: sonda.michel@gmail.com.

Editoria
Questão de Ordem

Articulistas: Questão de Ordem por Michel Sonda

Coluna #1

Vice-Prefeito mantém extensa agenda em Brasília - O vice-prefeito de Caxias do Sul, Ricardo Fabris, esteve nesta última semana em visita à capital federal, onde realizou inúmeros contatos políticos com diversos ministros, senadores, deputados e demais lideranças. O ponto forte desta visita foi uma audiência com o presidente Michel Temer (PMDB). Na oportunidade, Fabris entregou a Temer um ofício da Universidade de Caxias do Sul sobre o novo FIES.

Em tempo: Nos bastidores, comenta-se que a desenvoltura do vice-prefeito foi elogiável, pois diante das dificuldades de diálogo do prefeito Daniel Guerra (PRB), alguém precisava representar e levar as demandas de Caxias do Sul à Brasília, afinal, o município não é uma ilha e muito menos um reinado que pode se dar ao luxo de não buscar parcerias e ações junto ao Governo Federal.
 

Férias Controversas - Ao final deste mês, a secretária municipal da saúde, Dra. Deysi Piovesan entrará de férias, afastando-se de suas funções pelo período de 30 dias. Comenta-se nos corredores do Pronto Atendimento 24 horas que ela não retornará mais para exercer suas funções à frente da Secretaria, pois a falta de liberdade e poder na tomada de decisões, impostas ao secretariado pelo prefeito Daniel Guerra (PRB) vem desagradando grande parte dos “técnicos” contratos, incluindo a atual secretária, que já é a terceira nomeada em menos de seis meses de governo. Mais saídas deverão ocorrer nos próximos meses, pois a incompatibilidade entre o prefeito e os seus subordinados parece algo comum no dia a dia da administração pública municipal.

 

Casal Presidente - No início deste mês ocorreu a posse do deputado federal Pepe Vargas (PT) na presidência estadual do partido. Assim, ele e sua esposa, a vereadora Ana Corso (PT), também presidente da sigla em Caxias do Sul, terão a missão de coordenar os rumos da agremiação partidária para as eleições de 2018. Será uma ótima oportunidade ao casal para demonstrar seu poder de aglutinação e construção, tendo em vista que a crise política nacional atingiu em cheio a imagem do PT junto aos seus eleitores e à comunidade em geral.

 

Eleições 2018 - Os três maiores partidos de Caxias do Sul - PDT, PMDB e PT - devem passar por dificuldades e discussões para o encaminhamento de suas candidaturas à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa no próximo ano. No PDT, a candidatura do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho à deputado federal parece já estar consolidada, mas a disputa à Assembleia Legislativa ainda é uma incógnita, pois vários nomes estariam sendo colocados à disposição do partido para concorrer, como o presidente da GramadoTur Edson Nespolo, o ex-deputado Vinicius Ribeiro e os vereadores Gustavo Toigo e Rafael Bueno. Resta saber o que fará, também, o atual diretor do Badesul, Kalil Sehbe Neto, que atualmente é o segundo suplente da bancada do PDT na Assembleia Legislativa.

No PMDB, a disputa também será acirrada, pois o atual deputado federal Mauro Pereira será candidato à reeleição, tendo como adversário interno o ex-vice-prefeito Antônio Feldmann, que também tentará sua indicação pelo partido para concorrer à Câmara Federal. Para o parlamento estadual, surgem os nomes do secretário estadual e ex-secretário da fazenda de Caxias do Sul Carlos Búrigo e do vereador Edson da Rosa.

Já no PT, a disputa parece se dar para as candidaturas à Assembleia Legislativa, pois o Deputado Federal Pepe Vargas, caso não consiga viabilizar sua candidatura ao Palácio Piratini ou ao Senado Federal, teria demonstrado interesse em concorrer a deputado estadual, posto também almejado pelos seus colegas de partido, como o ex-deputado Marcos Daneluz e o vereador Rodrigo Beltrão.

Esperamos que os partidos políticos de Caxias do Sul não cometam o mesmo erro da eleição passada, viabilizando inúmeras candidaturas, e por fim, ficando sem representação no parlamento gaúcho.

 

Novatos na Câmara - A atuação e consistência nos seus discursos, bem como o amplo domínio dos assuntos debatidos na Câmara de Vereadores, têm levado ao destaque três vereadores que estão em seu primeiro mandato, são eles: Alberto Meneguzzi (PSB), Professor Paulo Périco (PMDB) e Paula Ióris (PSDB). Outro destaque positivo nesta legislatura é a gestão do presidente Felipe Gremelmaier (PMDB), que vêm demonstrando sua habilidade e competência na condução do Poder Legislativo Municipal, seja por meio do diálogo ou de medidas de economicidade dos recursos públicos. Diante disso, naturalmente, surge nos bastidores sua indicação para ser o próximo presidente do PMDB de Caxias do Sul para o biênio 2017/2019.

comentários

    Seja o primeiro a comentar!

notícias relacionadas

15/04/2018 De Cor & Salto Alto Negligência social e ambiental como insight criativo
A marca de vestuário gaúcha Doralice, dos empresários Eduardo Bavaresco e Eluíza Thomas, conectada…
02/04/2018 Pense Leve Eu estou sempre com fome!
Você se identificou com esse título? E também é aquela pessoa que costuma…
02/04/2018 De Cor & Salto Alto Preview do Inverno 2018 do shopping Golden Center
O Golden Center Shopping Atacadista, um dos maiores shoppings de atacado da região sul do Brasil, localizado…
02/04/2018 Eventos Imersão enogastronômica pelo Novo Mundo
Nesta sexta-feira, dia 6 de abril, a partir das 20h, a Boccati realiza mais um de seus Circuitos Enogastronômicos,…